15/12/2010

Sorria, você está sendo... abusado?

O que dizer de uma empresa que coloca câmeras internas alegando 'estar assegurando o patrimônio'? A não ser que sejam aquelas lojinhas de conveniência ou lojas onde o controle apenas por seguranças não é suficiente para evitar roubos, furtos etc., acho abominável. Até parece mesmo que se um ladrão resolver invadir o local e levar alguns pertences da empresa, ele não vai dar um jeito de cortar a transmissão das câmeras ou colocar alguma coisa para bloquear a visão...

Eu sempre assisti esses realities shows da vida. Sempre gostei, admito. Mas a coisa é diferente. Lá, as pessoas estão por livre e espontânea vontade, em busca de algum tipo de reconhecimento e/ou premiação. No caso de empresas, ninguém se sente à vontade sendo filmado durante o dia inteiro. Pô, agora toda vez que aquele caboclo quiser tirar sua sagrada melequinha no nariz ou quiser aliviar aquela coceirinha localizada no ambiente genital que, antes, ninguém nem notava, vai ter de entrar no banheiro?

Esta semana, mais precisamente hoje, recebo a notícia de que a não-mais-tranquila sala onde me alojo de segunda a sexta em horário comercial receberá um novo equipamento para me ver trabalhando e, eventualmente, monitorar se nenhum espertinho irá entrar pela janela... O que eles pensam? Que iremos roubar canetas, papeis e tinta de impressora? Por pior que sejam as remunerações, não, não faremos isso não. Ei, espertalhão: pobreza não é defeito nem falta de caráter não, viu?

Como diz a nova gíria web 2.0, "é muita falta de sacanagem". Numa empresa onde os patrões fazem muita coisa errada (banco de horas, sobrecarga de funções, falta de reunião etc.), o que é mais um peidinho para este mar de cagadas? É muita falta de noção: os computadores aqui caindo aos pedaços, o carpete com mofo desde o século passado, umidade nas paredes, e o cara me instala uma p**** de um sistema caro de monitoramento. Penso que deve existir um tesão voyerístico na coisa toda.

E como, por enquanto, eu ainda tenho o direito de me manifestar 'livremente', deixo registrado minha indignação com tanta desconfiança. Falando da forma mais educada que consigo encontrar neste momento de muita indignação, por mim, peguem essas merdas que vocês chamam de patrimônio e enfiem tudo sem dó! Talvez os 'ladrões' não procurem por lá...

Nenhum comentário: